CURTA- Porque é que se deve baixar as calças antes de ir à retrete?

É significativo que o jornal "i" publique hoje uma matéria sobre as questões legais, de aplicação da lei vigente, que explicam a impossibilidade de prender o banqueiro Ricardo Salgado. 
O resumo "online" é este: "A lei não permite aplicar prisão preventiva a alguém por ser simplesmente suspeito de ter praticado um crime. Tempo da justiça não é tempo dos media, lembram juristas." Veremos os pormenores em papel, depois.
O clamor pedindo a prisão de Ricardo Salgado animou o Facebook, muitos blogues, os ignorantes do costume, os maria-vai-com-as-outras do universo cibernético, pessoas inteligentes que adoram ser demagogas e até, pasme-se, o licenciado em Direito Marques Mendes (que também perguntou em público, na televisão, porque motivo não prendiam o banqueiro).
Que a imprensa, num acesso de discernimento, se sinta obrigada a explicar os factos da lei é significativo.
Por um lado, porque diz bem dos furacões de burrice desbragada que às vezes nos assolam e que despedaçam qualquer tentativa de usar a inteligência. Por outro, porque está explicar aquilo que toda a gente tem obrigação de saber: a lei, neste caso.
Depois disto, ainda podemos vir a ter os "jornais de referência" (tipo "Público", "Expresso" ou "Diário de Notícias") a explicar porque é que convém baixar as calças antes de ir à retrete.

Costa Cardoso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça