ARTIGO- Salvar a PT?

As boas almas nacionais que se têm entretido nos últimos anos a dizer mal de tudo encontraram uma nova bandeira. Querem salvar a PT. Estaria tudo muito bem se se percebesse de que estamos a falar.
O que é, hoje, a PT? Aparentemente, tem uma rede de telefones fixos, coisa obsoleta em geral, e que outras empresas também têm, uma operadora de telemóveis em concorrência com outras empresas e pouco mais, o portal SAPO, a MEO. Nos termos apresentados pela própria PT: "A atividade da empresa abarca todos os segmentos do setor das telecomunicações: negócio fixo, móvel, multimédia, dados e soluções empresariais". Não existe actualmete qualquer especificidade na PT.
A PT é uma companhia como outras que operam em Portugal, VODAFONE, NOS. Na realidade, não existe em termos económicos qualquer diferença entre a PT e as outras companhias com as quais concorre. No passado não foi assim.É certo, mas hoje, depois de ter sido cash cow dos Espíritos, não passa de uma empresa de telecomunicações igual a tantas outras. Tem trabalhadores e esses devem ser protegidos.É nesse âmbito que qualquer intervenção governamental se deve orientar. Agora em termos de negócios, nesta época de globalização das telecomunicações, não se percebe o que é que a PT tem, que outras empresas não tenham. Por isso, não se percebe a excitação.
Claramente, o governo Passos Coelho cometeu graves erros de política económica, mas está a deixar um novo espírito que no futuro poderá ser útil, que é o do enfrentamento das "vacas sagradas" e da " destruição criativa" schumpeteriana.
Por isso, fica a pergunta? O que é a PT e de quem deve ser salva? Se calhar no passado devia ter sido salva da interferência do Estado em aliança com os Espíritos.

Rui Verde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça