ARTIGO- Marques Mendes. A essência do nada

O comentador e político ( ex e futuro?) Marques Mendes representa a essência do nada. 
O nada que são os políticos e dirigentes nacionais. O nada é a sua vida. O nada é o seu currículo.
O seu grande orgulho foi ter sido muito novo, por influência do pai, adjunto do governador civil de Braga. Depois, em virtude das ligações nortenhas e do feitio servil e hábil, alcandorou- se a postos minsiteriais com Cavaco Silva, que como já se viu tem um dedo especial para escolher colaboradores.
Como ministro Mendes ficou conhecido por andar a altas velocidades sem cinto de segurança. E fazer bodyboard.
De resto, articulou, coordenou e conspirou. 
Saído do governo foi para a prateleira dourada da época- a universidade privada. Quem o conheceu na época diz que só traiu. Depois conseguiu liderar o PSD. O homem das articulações e conspiratas tornou- se num moralista. Assim, tramou Carmona Rodrigues e entregou a Câmara de Lisboa a António Costa. Até hoje...
E que mais fez o Mendes? Tornou- se consultor e comentador e tratou de enriquecer.
Nos seus comentários oscila entre exigir a prisão de todos ou ser porta- voz do governo. Qual a fauninho alegrete apresenta- se sorridente a dar notícias em primeira mão. Não comenta, anuncia.
Mas obscuramente, em pouco mais de um ano, já é o segundo caso de irregularidades a que aparece ligado. Nega tudo com eficácia...Até quando?
O Mendes não servia para porteiro de Belmiro, esta é uma história velha. A realidade é que subiu muito além de porteiro da SONAE. Mas a questão que fica é: o que vale Marques Mendes? O que fez Marques Mendes? Quem é Marques Mendes?
Senta Ricciardi ao pé de Passos Coelho, faz lobby pelo regime moçambicano ( para Angola está o seu parceiro Marcelo). Anuncia o futuro do BES. 
Mendes está em todas, mas é o nada.

Temístocles Menor

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça