ARTIGO- Chega de tanta arrogância e falta de humildade!




      Bruno de Carvalho, José Mourinho e Jorge Jesus. Três personalidades muitas vezes associadas a competência, sucesso, revolução, irascibilidade, triunfalismo, entre outros predicados.
      Não duvido que José Mourinho fique para a história como um dos melhores treinadores de sempre do mundo.
      Não ponho em causa que Jesus deixará muitas saudades a alguns adeptos encarnados quando sair do Benfica.
      Bruno de Carvalho, embora ainda sem títulos, deu um brutal safanão na estrutura e mentes leoninas. Em pouco tempo conseguiu granjear defensores indefectíveis, bem como ódios de estimação.
      Será que eles são parecidos? Fisicamente, nem um pouco! Ao nível da personalidade, grosso modo, que eu saiba, são bem distintas.
      Contudo, há características que eles “partilham”. A arrogância e a falta de humildade parecem estar constantemente presentes nos seus discursos e declarações. Não questiono que em muitas ocasiões tiveram toda a razão do mundo e até ganharam bastante com este tipo de prática guerreira. Por vezes justifica-se, não sejamos “anjinhos”.
      Agora seguir este “modus operandi” de forma constante não lhes traz benefícios num longo prazo. Ter só inimigos ao redor faz com que os trambolhões no futebol sejam muito mais difíceis de ultrapassar. Isto para além de, inevitavelmente, colocarem mais “gasolina” em ambientes que por si só já não são muitos saudáveis.
      Ou então já vivemos num mundo do futebol, onde os gentlemen já não conseguem deixar a sua marca.

João Dias

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça