Brasil e Portugal: ainda somos tão parecidos!

Brasil e Portugal estão separados desde o "Grito do Ipiranga", mas isso não impede, que ainda já em pleno século XXI tenham muitas similaridades. 
Infelizmente, nem sempre por bons motivos, é verdade. Qual o tema hoje em dia, que está a "alimentar" mais os jornais, televisões, social media e cafés/botecos dos dois países? Não, não é o futebol, não obstante ser a maior paixão em terras lusitanas e de vera cruz. O tema mais badalado é a corrupção e todos os actos a ela associados.
No Brasil, o escândalo da Petrobras, conhece novos capítulos a cada semana que passa, dando cada vez mais gás à oposição tucana e deixando o PT e sua “dama” Dilma, cada vez mais fragilizados no poder. Muitos políticos e outras figuras proeminentes, devem acordar diariamente com muitas dores de barriga, pois as coisas vão-se sabendo a conta gotas através de delação premiada. Parece que desta vez, pelo menos a culpa não vai morrer solteira!
Em Portugal, como todos sabemos, é a prisão do ex Primeiro Ministro José Sócrates que preenche a esmagadora maioria das notícias no plano nacional. Para além de ser também um tema escandaloso, mas não surpreendente, esta prisão vai ganhando contornos de novela com vários tipos de ingredientes, fazendo até concorrência às novelas da globo e do mercado nacional. Aqui, a delação premiada não existe. Há isso sim, uma espécie de partida de futebol com adeptos dos dois lados; ora ataco eu, ora atacas tu!
Assim, Brasil e Portugal, vão construindo as suas estórias produzindo mais similaridades entre os dois povos para além do futebol, acordo ortográfico e novelas.
Recentemente, foram divulgados os resultados dos Índices de percepção da corrupção. Estes ainda não consideravam os últimos desenvolvimentos do caso Petrobras e a prisão de Sócrates. Tanto o Brasil quanto Portugal não obtiveram grandes progressos nos últimos tempos. Surpresa?!
Miguel Verde
      
   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça