"Cada vez mais"

Há uma perspectiva catastrofista, quase apocalíptica, do melancólico jornalismo português que se apoia no "cada vez mais". Tendo por suporte esta muleta linguística, tudo o que acontece é "cada vez mais".
E o que daí qualquer pessoa inteligente infere é que (por exemplo) não há uma única pessoa empregada no País (porque "cada vez mais" há desemprego), toda a gente se foi embora (porque "cada vez há mais" emigrantes), todos os pais deixaram de pagar pensão de alimentos porque... "Cada vez mais pais deixam de poder pagar pensões de alimentos aos filhos".
Esta frase ("Cada vez mais pais deixam de poder pagar pensões de alimentos aos filhos") é um título do "Público" de 8 de Novembro de 2014.
E escreve hoje, nove meses depois, o "Jornal de Notícias": "Crise leva mais pais a não pagar pensão de alimentos - São cada vez mais as pessoas separadas que deixam de pagar as pensões de alimentos que lhes são impostas pela Justiça".
Os textos, aliás, são quase os mesmos e, o que também é infelizmente habitual no jornalismo português, é de supor que uma das notícias, ou mesmo as duas, tenha sido inspirada por algum caso mais íntimo de alguma pessoa que se viu privada da pensão de alimentos...

Costa Cardoso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça