Grécia: Tragédia ou farsa.

Tem sido difícil perceber o que se está realmente a passar em relação à Grécia. Todos os dias surgem notícias contraditórias, embora talvez um fio comum surja: e esse é que os gregos vão ter que ceder em toda a linha, mostrar-se pragmáticos, senão ficam sem dinheiro e a discutir sozinhos.
Há de facto algo que enche logo de imensa perplexidade. As negociações entre Estados resultam de vários aspectos. Mas determinante será sempre o interesse e a força relativa de cada Estado. Ora a Grécia apresenta-se agora como uma folclórica e irrequieta juventude, sem gravatas, e cheia de sorrisos, querendo mudar o mundo. Mas como muda o mundo? Na realidade, ninguém os leva a sério, e viram logo o BCE a cortar-lhes as pernas.
Os gregos só seriam levados a sério se no início do processo negocial tivessem usado e mostrado a sua força: congelado movimentos de capitais, fechado os mercados e as bolsas, até ter sido alcançado um acordo. Nada fizeram, quer parecer que ou estarão perante uma humilhação grave ou terão que começar a elevar as paradas, terminando não sei onde...

Rui Verde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça