As galinhas que só cacarejam ao sol

Tanto quanto se pode perceber (excepto felizes excepções) a putativa elite que o Presidente da República convocou a Belém tem servido para tranquilizar o mundo e o país acerca do Governo de Costa. Isto é, têm ido a Belém dizer que Costa está muito bem.
Esta postura não é nada, apenas representa a dependência que a putativa elite tem do Estado. Como esperam que Costa venha a ser primeiro-ministro, já se põem a jeito a cacarejar ao sol a favor dele. Se fosse ao contrário também se punham a jeito a cacarejar ao sol.
Desde que Costa mantenha a política de "consolidação orçamental" e de mais não sei o quê, está tudo muito bem e Costa é um excelente amigo e pessoa e primeiro-ministro. 
Alguns (os banqueiros dependentes do Estado ou de Angola) até já foram comer um peixinho ao Ritz com o Costa.
Portanto, uns votaram para o Costa mudar de política e outros estão muito contentes com ele...desde que mantenha a política. E isso ele vai dizendo com alegria aos banqueiros do Ritz e aos leitores do Financial Times. Assim, o que parece é que estamos perante uma mera mudança de caras no poder. Nada mais.
Obviamente, os inefáveis Sampaio, que apesar da sua figura simpática fez tanto mal ao país com o seu "Há vida para além do déficit", e Freitas do Amaral que apesar do seu brilhantismo académico será um eterno frustrado porque não chegou a Presidente da República e desde aí só disse e fez asneiras em termos políticos, já vieram jurar por Costa, como antes juraram por Sócrates.
O mal é vermos que este país está entregue a uma oligarquia sufocante que o leva para um inevitável declínio devido à sua incapacidade intelectual, falta de gosto pelo risco e sibaritismo bacoco. 
É mau de mais para continuarmos assim.

Rui Verde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O fim do jornalismo português (4)

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.