Aquilo com que não concordo

Os leitores, poucos ou muitos, dependendo dos dias, do TOMATE, ter-se-ão apercebido que este tem uma linha que oscila entre o liberalismo e a social-democracia,ou dito de outra forma entre o liberalismo de esquerda e o liberalismo de direita, consoante os articulistas, e que por isso, não tem simpatia especial por governos que arrumam o país demasiado à esquerda, sobretudo uma esquerda totalitária e com tiques conservadores.
Contudo, há demasiadas coisas neste Governo PaF e no anterior PaF, bem como no comportamento da chamada direita, que estão erradas e devem ser também combatidas, tal como se combate a hipocrisia esquerdista.
Um primeiro aspecto, é o da política económica desastrosa. A política seguida pelo governo foi errada, e só não se tornou mais catastrófica porque o Tribunal Consitucional chumbou algumas medidas que retirariam mais rendimento e o BCE começou o seu QE( expansão da massa monetária); isto permitiu que o país não se afogasse. Mas a verdade é que a economia está estagnada, o desemprego real permanece e ainda não existe qualquer franca recuperação. Sim, a moda agora é dizer que temos os cofres cheios. Cheios de dinheiro emprestado que tem que ser pago...Mas o objectivo do Estado não é entesourar, é criar condições e clima de prosperidade. Obviamente, que há mérito no misto de política financeira e de marketing que o Governo seguiu e lhe permitiu voltar de novo aos mercados, mas isso não basta. Não interessa ir pedir dinheiro para pagar contas e continuar com a economia parada. É melhor do que levar o país à falência, mas não chega.
Outro aspecto é a história da devolução do IRS. Essa história, que até está a passar razoavelmente despercebida, é uma "vigarice" completa, prometem milhões antes das eleições e agora chegam à conclusão que os milhões são zero...Como se diz na gíria: só podem estar a gozar. Este comportamento cria a sensação que as pessoas que nos governam não são de confiança e estão dispostas a todos os truques para ficar no poder.
Isto leva a um terceiro aspecto. É verdade que o PaF foi o primeiro, mas isso não é ganhar as eleições, ganhar as eleições é ter maioria absoluta. Quem não tem maioria absoluta tem que se sujeitar às decisões do Parlamento. Também é verdade que o sistema de governo português é semi-presidencial e por isso o Presidente tem uma larga margem de manobra. Em rigor não tem que nomear Costa, pode manter o governo em gestão, ou pode nomear um governo de iniciativa presidencial, a minha solução preferida. Contudo, não é preciso inventar um grupo de constitucionalistas desconhecidos, em que com prestígio só está Rui Medeiros e Carlos Blanco de Morais, e talvez Tiago Duarte, para vir "inventar " essa solução. Mais uma vez estão-nos a querer passar por parvos.
As pessoas têm que assumir as decisões. 
Finalmente, andam por aí uns comentários despropositados sobre as jovens líderes do Bloco. Ser mulher não é um defeito. É uma virtude, e é bom haver um partido em que tantas mulheres predominam. Parabéns. Podemos criticar as suas opiniões, até a sua maneira de vestir, mas temos que admirar a sua combatividade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O fim do jornalismo português (4)

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.