Oito evidências

1 - As empresas de sondagens ganharam e acertarem nas tendências do eleitorado.

2 - António Costa caiu na consideração da imprensa, que passou a recordar sempre o que ele fez a António José Seguro que, se regressar, passará a ser o novo "golden boy" dos jornalistas.

3 - O "jornalismo de causas" ainda teve expressão na manchete do "Público", que resolveu ignorar os factos e expressar a sua opinião: "Solução de governo instável". Calcula-se que, com a extrema-esquerda, já haveria para o "Público" um governo "estável".

4 - As figuras pitorescas como Marinho e Pinto e Rui Tavares e as suas excentricidades PDR e Livre andaram a ser muito acarinhados pela imprensa mas o resultado obtido foi demasiado mau para as expectativas. Talvez o eleitorado os tenha visto como oportunistas e não como os redentores que eles próprios se imaginavam.

5 - O deputado ganho pelo PAN sugere que existe um segmento de eleitorado mais atento aos problemas ambientais e aos direitos dos animais. Este segmento seria a base de apoio dos "Verdes" do PCP que têm medo de saber o que valem eleitoralmente só por eles.

6 - O sexismo invertido da extrema-esquerda mostrou que o eleitorado português é mesmo conservador: a semi-nudez de Joana Amaral Dias não rendeu votos, a promoção de duas figuras femininas atraentes mas de maior recato (e estando Catarina Martins com alguma tendência para engordar) pelo BE deu mais votos ao partido fundado por Francisco Louçã (que, pelos vistos, não era suficientemente "sexy").

7 - A notícia da noite foi a derrota de Costa e a notícia principal dos próximos tempos vai ser mais a situação interna do PS do que a formação do próximo governo.

8 - Em tempos agora instáveis, Passos Coelho e Paulo Portas (que souberam fazer as melhores intervenções da noite eleitoral), têm todas as vantagens em fazer um Orçamento de Estado mais atraente que não só tenha a anuência do PS (com ou sem Costa) como sirva de base para vencer com maior folga eventuais eleições antecipadas.

9 - E quem ganhou as eleições? O PSD e o CDS e Pedro Passos Coelho e Paulo Portas. Estão de parabéns.

Costa Cardoso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça