Costa e Sócrates ou a razão da derrota do PS

Têm-se sucedido as análises sobre a derrota do PS. 
De facto, olhando para os resultados finais vê-se que não foi exactamente o PaF que ganhou. No fim de contas 38,5% não é uma vitória estrondosa, e se dividirmos entre PSD e CDS deve dar uns 29% para o PSD e uns 9% para o CDS, nada de especial. Embora, acabe por ser especial porque quase todos achavam que o PaF ia ser inapelavelmente derrotado.
Mas objectivamente vê-se que foi o PS que sofreu uma estrondosa derrota.
Deve haver muitas explicações para essa derrota e os saltimbancos do costume já peroram.
No entanto, creio que a razão é só uma e chama-se Sócrates.
A população percebeu que foi Sócrates que levou o país para o abismo. A população percebeu que há algo de tenebroso em Sócrates. E o PS fingiu , por um lado, que Sócrates era um génio político afastado pela perfídia de Passos Coelho e Cavaco Silva, e por outro fingiu que agora não existia, não estava preso ali ao lado. 
Contudo, não foram as atitudes de Sócrates que derrotaram o PS. Sócrates até cumpriu a sua parte. Esteve calado durante a campanha eleitoral. Foram as atitudes do PS face a Sócrates que o fizeram perder.
Sócrates até tinha razão, a sua prisão fez o PS perder as eleições. Mas não foi só a sua prisão, foi o seu governo que deixou uma longa sombra na memória do povo português. E enquanto essa memória não se apagar, o PS não ganha.

Rui Verde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça