A Frente Popular-1936 e 2015.

Ao contrário de muitos amigos e antigos alunos que falam na televisão, não vejo qualquer incongruência legal ou de legitimidade na formação de um governo de esquerda. 
Posso discordar dele politicamente, mas aceito a sua possibilidade face à Constituição e à Lei. 
Aliás, a Constituição portuguesa ao recusar o princípio anglo-saxónico que considera o vencedor o"first-past-the-post", recusou qualquer ideia de que aquele que vence com maioria relativa é quem ganha, pelo contrário, no sistema português quem ganha é quem consegue formar uma maioria absoluta ou ter um governo não rejeitado. O resto é irrelevante.

Se o PS fizer o tal governo de esquerda vai-se assemelhar à Frente Popular francesa de 1936, uma experiência nova na altura. A Frente Popular foi uma coligação de partidos de esquerda que governou a França de 1936 a 1938. Esta coligação reunia os três principais partidos de esquerda, a SFIO, o Partido Socialista Radical e o Partido Comunista (que apoiou sem participar diretamente no governo), e também vários grupos mais pequenos. 
Este governo foi liderado pelo socialista Léon Blum e iniciou muitas reformas sociais importantes e atualmente é ainda uma das referências essenciais da memória e da história da esquerda francesa: férias pagas, redução do tempo de trabalho com a semana de quarenta horas, estabelecimento de acordos colectivos, etc. 
Em termos políticos e sociais, foi um governo extremamente inovador.

Há um pequeno problema, dele derivaram vários acontecimentos que culminaram na derrota humilhante face à Alemanha em Junho de 1940.
E aí teve que entrar o direitista e católico Charles De Gaulle para salvar a honra perdida da França...

Rui Verde


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça