A realidade?

Não é preciso ser estudante de filosofia para perceber que a origem do conhecimento é dos temas mais difíceis de apreender. Como conhecemos? Através dos sentidos ou da razão? 
Vem esta introdução a propósito da "realidade" portuguesa.
 Existe um bombardeamento diário que nos quer convencer que estamos a viver uma situação melhor ( o que quer que isto seja). Até o líder do PS pateticamente já caiu nessa armadilha para gozo completo dos seus adversários.
Uma coisa parece certa: os políticos, comentadores e jornalistas vivem uma realidade que nada tem a ver com a realidade portuguesa. Os raciocínios que seguem pouco têm de ligação às nossas vidas.
O que é o que um cidadão vê em Portugal, hoje? Os serviços as desmoronar-se, a saúde sem funcionar, a educação a funcionar mal, a justiça em colapso, só o Fisco está eficiente e a cobrar. O país regrediu e muitos anos. Não se duvide disso. Não se apresentem estatísticas.
O desemprego subiu e a sua descida é duvidosa. Deriva de estágios, emigração e camuflagens. Mas terão sido criados efectivos postos de trabalho? O PIB sobre 0,9%. Mas isso é relevante? A medida do PIB não é certa, não é rigorosa. 0,9% ou 0% ou - 0,5% são números idênticos, que dizem o mesmo: a economia está parada...
A grande diferença é que Portugal já consegue ir levantar dinheiro aos mercados. Isso é bom e isso foi o que motivou a vinda da troika. Nesse aspecto, o resultado foi alcançado. O problema é que o país foi destruído. Destruição criativa? Nalguns aspectos sim. A queda do BES e do seu império, bem como da PT, podem ter sido aspectos colaterais positivos. Eventualmente, poder-se-á ter tirado uma das cangas mais perniciosas que pesavam na economia portuguesa.
O ponto é este. O país real está destruído, o Estado deixou de funcionar ( a não ser para cobrar impostos), a economia está estagnada, mas levou um abanão e o país já se pode financiar. É uma realidade difícil de entender mas que não se compadece com as simplificações que os políticos e demais artistas estão a tentar fazer.
Rui Verde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça