Stop and Go? Not the solution. O Estado Habilitador é.

Esteve Sócrates e gastou, a economia não cresceu. Veio Passos e cortou a economia não cresceu. Chega Costa e gasta, a economia não vai crescer, além talvez de uns blips.
Há dois problemas na economia portuguesa que têm que ser encarados de frente. Um é o euro, que cria uma camisa de forças à actividade económica. Só se a economia portuguesa tivesse produtos diferenciados e de qualidade poderia superar o estrangulamento do Euro. Aliás, pode ser que chegue aí, mas só depois de um longo processo de "destruição criativa", que pode ter custos sociais inimagináveis. A outra forma de crescer é recuperando a flexibilidade cambiária, para amortecer as crises e tornar as exportações competitivas, mesmo de produtos indiferenciados, e as importações mais difíceis. Só existe possibilidade para a economia com a saída do Euro e algum proteccionismo. Sim, é o contrário do que toda a gente diz, mas a verdade não se obtém por maioria, mas por verificação dos factos.
Outro aspecto fundamental é o Estado Social. A economia não suporta o peso do Estado Social, que ainda por cima é ineficiente. 
A visão do Estado tem que mudar. Não para um Estado Liberal Mínimo, mas para o que há mais de 12 anos chamo o Estado Habilitador. Um Estado que tenha uma rede directa para os excluídos e desafortunados da vida, e que no resto seja um financiador das pessoas e não um provedor. Sim, tudo deve ser entregue aos privados e o Estado limitar-se a entregar a cada indivíduo as verbas para este gastar nos serviços que precisa. Este é um tema a desenvolver.

Rui Verde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O fim do jornalismo português (4)

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.