A mansidão dos portugueses

O Banif é o quarto Banco a falir em Portugal nos últimos anos. Se no primeiro caos (BPN) haveria desculpas objectivas para a trapalhice que o Estado fez. À quarta vez não existe qualquer justificação. Esta situação do Banif não é financeira, é política e de incompetência política. Demonstra um país corrupto, nas mãos de uma oligarquia preguiçosa, indolente e perniciosa que tem que ser afastada.
No passado, quer em 1820, no Ultimato, em 1910, em 1917, em 1926, em 1974, os portugueses foram bravos e revoltaram-se, protestaram. Agora, os oligarcas nacionais fazem deles " gato-sapato" e limitam-se a protestar fininho.
Os Bancos só vão à falência por duas razões: porque emprestaram sem garantias e não lhes pagam ou porque investiram especulativamente e perderam o dinheiro. Em definitivo tem que se perceber o que se passa. São os donos do Banco que ficam com o dinheiro? Duvido, à partida não há interesse em destruir o que é seu. São grandes devedores que não pagam? Pode ser. Foram feitos investimentos desvairados? Talvez. E tudo isto não devia levar a um mudança da lei financeira?
Deve-se estudar a fundo por que os Bancos em Portugal faliram todos (ou quase). Perceber as causas e adaptar a lei. Geralmente, sou contra mudanças legislativas. Mas neste caso há um problema sistémico óbvio. Algo permite que facilmente os Bancos falhem O que é?
Os portugueses têm que deixar de ser pastoreados e acordar.
Rui Verde

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça