CRÓNICA: O TAMBOR ESPANHOL


Vejo; leio, mas, não vejo, nem leio nada. Espanha vive uma onda seca. Não se trata de uma onda de mar ou de uma ondinha de riacho; trata-se de uma enorme onda de dinheiro que circulou e circula por todos os escritórios oficiais e oficiosos. A onda talvez seja a mesma que começou a formar-se no tardo-franquismo com a entrada dos ministros “renovadores” do Opus Dei. Esta onda ganhou adesões e recebe de imediato a gota do caso Banca Catalã onde o sempre presente nacionalista Jordi Pujol começa a mostrar o seu poder para permanecer impune. No entanto, o PSOE não quer ser menos e aparece Filesa. O Partido Popular mostra de imediato o savoir-faire do seu tesoureiro Angel Sanchis. Espanha espanta-se então com o fim do filipismo; o adeus de Felipe Gonzalez também foi um adeus visível a uma cacarejada ética socialista.
Entretanto, o Rei permanecia imune por cima do bem e do mal. Espanha só conhecia o Rei corta-fitas da televisão e o que ouvia de boca dos choferes de táxi madrilenos. O Rei era uma espécie de santo simpático. Mas, certo dia, começou a caçaria e o Rei teve que desarmar-se; perdeu a aura; ficou sem balas e sem simpatia. O círculo apertado e querido, a sua filha Cristina, saltou abruptamente para o mundo das notícias duvidosas. O Rei que se dizia pobre abdica, mas, abdica com fama de Rei rico. Espanha vive a novidade esperada de ver muitas autoridades desfilar caminho, como mínimo, da prisão preventiva.
Temos notícias abruptas da visita da Polícia a casa de mais de cinquenta ex. ou atuais mandatários. O Partido Popular enche o saco, mas, outros partidos também têm o seu saquinho da compra.

Presentemente, quando vejo esta loucura de favores; dinheiro e inclusivamente noites de cabaré, penso nos meus anos moços e nas minhas idas à Galiza e o seu caciquismo. Os velhos caciques galegos, muitos deles, levavam mais de vinte ou trinta anos no Poder Local. Normalmente, eram pobres antes de chegar ao Poder, mas, depois, fizeram-se ricos, acomodados e apreciadores de boa mesa. Todos diziam e dizíamos que roubavam; em muitas povoações tentou-se acabar com eles pela via judicial. Pouco se conseguiu ou nada. Anos mais tarde, Mariano Rajoy, negociou a retirada de alguns caciques; Aznar, então no Governo, precisava de uma imagem limpa; também, teve algum fracasso sonoro com um compadre. No entanto, esses velhos caciques não eram tão burros como estes governantes. Presentemente, governam uns quantos anos e começam a ser encaminhados para os Tribunais. Não percebo ou talvez perceba: os políticos espanhóis além de ser corruptos, são burros.

José Luís Montero

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O porco com asas

Maria José Morgado. As coincidências no Expresso de 13 de Agosto.

Os patos na Justiça